Devido à crescente importância das relações entre pessoas e entre organizações, tanto ao nível nacional como no internacional, sendo no âmbito empresarial, ético, social ou cultural; a Academia de Protocolo, uma instituição precursora no estudo, ensino e aconselhamento do Protocolo em Portugal, bem como das regras de civilidade na perspectiva pluricultural, proporciona uma diversidade didáctica fundamentada na aprendizagem ao longo da vida. Por conseguinte, potencia a inclusão social, a cidadania activa e o desenvolvimento pessoal, mas também a empregabilidade, a competitividade, e a excelência profissional.

O fácil acesso à tecnologia de comunicação, a velocidade das viagens intercontinentais, obriga, hoje, a uma resposta imediata, e à adaptação a novas situações causadas pela globalização. São as negociações no espaço virtual, o correcto tratamento das hierarquias, a antecipação de constrangimentos culturais, entre tantas outras ocorrências.

Mas, geralmente algo imponderável impede a concretização de um projecto, ou regue barreiras ao acesso a meios e a públicos ambicionados.

O saber e a experiência técnicos e científicos não são, per si, suficientes para suprir aquelas fragilidades – o desconhecimento das regras de convivência nos meios sociais, profissionais e oficiais. Assim, o Protocolo, nas várias vertentes da sua acção, complementa o Saber Teórico Académico com o Saber Estar em Sociedade. Providencia uma importante autoconfiança para a frequência com naturalidade em qualquer ambiente social, junto das hierarquias corporativas e oficiais, adquirindo uma imagem elegante, e uma distinta reputação à altura das suas competências académicas e profissionais.

 

 

 

Poder nos Detalhes
João Micael
Director da Academia de Protocolo

 

 
 
Avenida da Liberdade, nº 129 B - 1250‐140 Lisboa | matriz@matriz-portuguesa.pt | +351 91 287 10 44
Todos os Direitos reservados©